Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM) (40 horas)

 

Objetivo:
 

Aumentar a competitividade e/ou lucratividade da organização pela melhoria dos processos é uma meta constante das organizações.

O primeiro passo para melhorar os processos e permitir treinamentos de novas equipes é entender a visão de gestão por processos.

A modelagem dos processos é uma etapa importante do BPM. Mas é a única? Como garantir continuidade da gestão? Que ferramentas usar? A que devo estar atento(a)?

Este curso capacita aos usuários à visão geral do gerenciamento de processos, bem como preparar as organização a visualizar a gestão integral dos mesmos.

 

 
  Ementa:  
 

 

Módulo 1 - Gerenciamento estratégico de Processos

§         Contextualizando o BPM

·         Conceitos relacionados à processos

·         Exemplos característicos de processos de negócios

·         A visão por processos nas organizações

·         Gerenciamento de Processos & Gerenciamento de Projetos

·         Breve histórico da racionalização do trabalho nas organizações

·         Três grandes movimentos recentes que envolvem a visão de processos

·         Razões do interesse pelo BPM

·         Diferentes visões de abordagens na melhoria contínua, inovação de processos e BPM

·         Fatores críticos de sucesso em implantações de BPM

 

§         Ciclo do Gerenciamento de Processos de Negócios: Proposta prática

·         Visão geral do ciclo de Gerenciamento de Processos de Negócios

·         Infra-Estrutura de trabalho para Gerenciamento de Processos de Negócios

·         Equipe envolvida

·         Infra-estrutura física

·         Infra-estrutura de software

·         Manual do modelo de gestão de BPM

 

§         Planejamento do BPM

·         Processos chave para a estratégia

·         Processos para solução imediata de problemas

·         Processos para otimização

·         Visão global de processos

 

§         Modelagem e otimização de processos

·         Modelagem do estado atual (As Is)

·         Metodologias de modelagem

·         BPMN

·         EPC

·         Modelagem para Workflow

·         O uso de software de modelagem durante entrevistas e discussões em grupos

·         Otimização e modelagem de estado futuro (To Be)

§         Análise de processos

§         Melhoria contínua

§         FAST (Fast Analysis Solution Technique)

§         Benchmarking

§         Adoção de melhores práticas e processos comodizados

§         Redesenho de processo

§         Inovação de processos

·         Impacto das diversas abordagens de otimização de processos

·         Simulação

·         Resultados esperados da Modelagem de Estado Futuro (To Be)

 

§         Execução de processos

·         Considerações gerais

·         Considerações na implantação de processos em ERP’s

·         Considerações na implantação de processos em Workflow’s

 

§         Controle e análise de dados

·         Diagramas

·         Medida de desempenho

·         Desempenho

·         Eficiência x eficácia

·         Indicadores de desempenho

·         Seleção de indicadores

·         Cockpit

·         Estrutura de sistema de indicadores

·         Caracterização de indicadores

·         Tipos de indicadores

·         Técnicas de controle

·         BAM - Monitoração de Processos

 

§         A maturidade das empresas frente ao BPM

·         Modelos de Maturidade aplicados a processos de negócios

·         Exemplos de Modelos de Maturidade

·         Modelo de BPMM baseado no CMM

·         Modelo de BPMM baseado no Gartner

·         Modelo de BPMM baseado em ROSEMANN & BRUIN

·         Modelo adotado

 

§         Modelo de Manual de Sistema de Gestão de BPM

·         Objetivo

·         Escopo

·         Participantes da elaboração deste manual

·         Definições

·         Referências de leitura obrigatória

·         Equipe envolvida

·         Atividades do ciclo de gerenciamento adotado

·         Cadeia de valor das atividades de BPM

·         Metodologia usada para Visão Global de Processos

·         Especificações gerais do Formulário de Controle de Processo

·         Especificações gerais da Requisição de Modelagem

·         Atividades envolvidas no processo de Modelagem adotado

·         Metodologia de modelagem adotada na Organização/Unidade

·         Análise de Maturidade

·         Auditorias

·         Estrutura de documentação de processos

·         Método para o Gerenciamento de Projetos de Processos

 

§         Tecnologia da Informação no BPM

·         O uso do computador na revolução do BPM

·         As ferramentas de ti que apóiam processos

·         Alguns movimentos em TI que favorecem a implantação de processos

§         A criação de repositórios de processos

§         SOA

§         ECM

§         Assinatura com certificado digital

§         Business Rules

§         A criação de várias interfaces de comunicação padronizadas entre os processos de negócios e os softwares de implementação

 

§         Ferramentas de TI aplicáveis a BPM em geral

·         Classificação das ferramentas de TI com aplicação em BPM

·         Iniciativas de construção de ambientes integrados de BPMS

·         Ferramentas

·         Aplicações no Planejamento do BPM

·         Aplicações na modelagem e otimização de processos

·         Aplicações na implantação e execução de processos

·         Aplicações no Controle e monitoramento

 

§         Modelos de referência de processos de negócios, melhores práticas e padronização de processos

·         Alguns modelos de referência de processos de negócios

·         Melhores práticas e processos comodizados

·         A migração de empresas com pacotes fechados com melhores práticas de melhores práticas para modelos flexíveis de processos

 

§         Uso do BPM na obtenção de conformidade

·         Contexto da necessidade do uso de conformidade

·         Alguns referenciais de conformidade

 

§         Gerenciamento da mudança em BPM

·         A condição da mudança

·         Modos de mudar

·         Necessidades da organização e prioridades das pessoas

·         Fatores que afetam a mudança

·         Práticas de mudança

 

 

Módulo 2 – Preparando a empresa para o trabalho com BPM

 

O objetivo deste módulo é fazer ajustes no Modelo de Gestão para se adequar às diversas organizações participantes.

 

Cada participante fará, orientado pelo instrutor, adequações no modelo para se enquadre nas condições de uso de sua respectiva organização.

 

Serão ainda ajustados formulários a serem usados, discutidos critérios de seleção e priorização de processos, preparados os modelos de cadeia de valor para uso imediato.

 

 

Módulo 3 – Modelagem de Processos – Prático

 

§         Procedimento de modelagem de processos

·         Objetivo

·         Escopo

·         Participantes da Modelagem

·         Definições

·         Referências

·         Diagrama Geral do Processo

·         Dados finais Registrados

·         Equipamentos, software e materiais de consumo

·         Equipamentos e software

·         Materiais de consumo

·         Papéis funcionais envolvidos

·         Detalhamento das Instruções

 

§         Modelagem e otimização de processos

·         Modelagem do estado atual (As Is)

·         Exercícios com metodologias de modelagem

§         BPMN

·         Princípios

·         Regras

·         Modelos

§         EPC

·         Princípios

·         Regras

·         Modelos

§         Modelagem para Workflow

·         Princípios

·         Regras

·         Modelos

·         Otimização e modelagem de estado futuro (To Be)

§         Análise de processos

§         Melhoria contínua

§         FAST (Fast Analysis Solution Technique)

§         Benchmarking

§         Adoção de melhores práticas e processos comodizados

§         Redesenho de processo

§         Inovação de processos

·         Impacto das diversas abordagens de otimização de processos

 

 
  Público alvo:  
   

Gerentes de TI envolvidos em projetos de processos; Responsáveis pela implantação e definição de soluções de Tecnologia da informação na corporação; Gerentes de projeto; Consultores e fornecedores de soluções de análise de processos; Pessoal responsável por comprar ou coordenar implantação de ERP, Workflow, GED, CRM em sua empresa; Responsáveis pela documentação da empresa; Gerentes de informação; etc

 

 
  Inclusos:  
Livro: 'Gerenciamento de Processos de Negócios" (Baldam et al), material eletrônico complementar, apostila com cópia dos slides apresentados, material de apoio, coffe-break, certificado de conclusão.