Gerenciamento Estratégico de Processos de Negócios (BPM) (24 horas)

 

 

Objetivo:
 

 

Curso voltado às organizações e pessoas que pretendam conhecer o Gerenciamento de Processos de Negócios(BPM) com foco à implantação, melhoria e gestão de processos.

 

São discutidas as etapas fundamentais para implantação de BPM, motivos de implantação, benefícios esperados, desde seu planejamento até o controle dos processos me uso na organização.

 

 
  Ementa:  
 

 

§         Contextualizando o BPM

·         Conceitos relacionados à processos

·         Exemplos característicos de processos de negócios

·         A visão por processos nas organizações

·         Gerenciamento de Processos & Gerenciamento de Projetos

·         Breve histórico da racionalização do trabalho nas organizações

·         Três grandes movimentos recentes que envolvem a visão de processos

·         Razões do interesse pelo BPM

·         Diferentes visões de abordagens na melhoria contínua, inovação de processos e BPM

·         Fatores críticos de sucesso em implantações de BPM

 

§         Ciclo do Gerenciamento de Processos de Negócios: Proposta prática

·         Visão geral do ciclo de Gerenciamento de Processos de Negócios

·         Infra-Estrutura de trabalho para Gerenciamento de Processos de Negócios

·         Equipe envolvida

·         Infra-estrutura física

·         Infra-estrutura de software

·         Manual do modelo de gestão de BPM

 

§         Planejamento do BPM

·         Processos chave para a estratégia

·         Processos para solução imediata de problemas

·         Processos para otimização

·         Visão global de processos

 

§         Modelagem e otimização de processos

·         Modelagem do estado atual (As Is)

·         Metodologias de modelagem

·         BPMN

·         EPC

·         Modelagem para Workflow

·         O uso de software de modelagem durante entrevistas e discussões em grupos

·         Otimização e modelagem de estado futuro (To Be)

§         Análise de processos

§         Melhoria contínua

§         FAST (Fast Analysis Solution Technique)

§         Benchmarking

§         Adoção de melhores práticas e processos comodizados

§         Redesenho de processo

§         Inovação de processos

·         Impacto das diversas abordagens de otimização de processos

·         Simulação

·         Resultados esperados da Modelagem de Estado Futuro (To Be)

 

§         Execução de processos

·         Considerações gerais

·         Considerações na implantação de processos em ERP’s

·         Considerações na implantação de processos em Workflow’s

 

§         Controle e análise de dados

·         Diagramas

·         Medida de desempenho

·         Desempenho

·         Eficiência x eficácia

·         Indicadores de desempenho

·         Seleção de indicadores

·         Cockpit

·         Estrutura de sistema de indicadores

·         Caracterização de indicadores

·         Tipos de indicadores

·         Técnicas de controle

·         BAM - Monitoração de Processos

 

§         A maturidade das empresas frente ao BPM

·         Modelos de Maturidade aplicados a processos de negócios

·         Exemplos de Modelos de Maturidade

·         Modelo de BPMM baseado no CMM

·         Modelo de BPMM baseado no Gartner

·         Modelo de BPMM baseado em ROSEMANN & BRUIN

·         Modelo adotado

 

§         Modelo de Manual de Sistema de Gestão de BPM

·         Objetivo

·         Escopo

·         Participantes da elaboração deste manual

·         Definições

·         Referências de leitura obrigatória

·         Equipe envolvida

·         Atividades do ciclo de gerenciamento adotado

·         Cadeia de valor das atividades de BPM

·         Metodologia usada para Visão Global de Processos

·         Especificações gerais do Formulário de Controle de Processo

·         Especificações gerais da Requisição de Modelagem

·         Atividades envolvidas no processo de Modelagem adotado

·         Metodologia de modelagem adotada na Organização/Unidade

·         Análise de Maturidade

·         Auditorias

·         Estrutura de documentação de processos

·         Método para o Gerenciamento de Projetos de Processos

 

§         Tecnologia da Informação no BPM

·         O uso do computador na revolução do BPM

·         As ferramentas de ti que apóiam processos

·         Alguns movimentos em TI que favorecem a implantação de processos

§         A criação de repositórios de processos

§         SOA

§         ECM

§         Assinatura com certificado digital

§         Business Rules

§         A criação de várias interfaces de comunicação padronizadas entre os processos de negócios e os softwares de implementação

 

§         Ferramentas de TI aplicáveis a BPM em geral

·         Classificação das ferramentas de TI com aplicação em BPM

·         Iniciativas de construção de ambientes integrados de BPMS

·         Ferramentas

·         Aplicações no Planejamento do BPM

·         Aplicações na modelagem e otimização de processos

·         Aplicações na implantação e execução de processos

·         Aplicações no Controle e monitoramento

 

§         Modelos de referência de processos de negócios, melhores práticas e padronização de processos

·         Alguns modelos de referência de processos de negócios

·         Melhores práticas e processos comodizados

·         A migração de empresas com pacotes fechados com melhores práticas de melhores práticas para modelos flexíveis de processos

 

§         Uso do BPM na obtenção de conformidade

·         Contexto da necessidade do uso de conformidade

·         Alguns referenciais de conformidade

 

§         Gerenciamento da mudança em BPM

·         A condição da mudança

·         Modos de mudar

·         Necessidades da organização e prioridades das pessoas

·         Fatores que afetam a mudança

·         Práticas de mudança

 

 

 
  Público alvo:  
  Gerentes de TI envolvidos em projetos de processos; Responsáveis pela implantação e definição de soluções de Tecnologia da informação na corporação; Gerentes de projeto; Consultores e fornecedores de soluções de análise de processos; Pessoal responsável por comprar ou coordenar implantação de ERP, Workflow, GED, CRM em sua empresa; Responsáveis pela documentação da empresa; Gerentes de informação; etc.

 

 
  Inclusos:  
  Livro: 'Gerenciamento de Processos de Negócios" (Baldam et al), material eletrônico complementar, apostila com cópia dos slides apresentados, material de apoio, coffe-break, certificado de conclusão.