Prefeitura: Projeto de Modernização Administrativa

 

Aumento da arrecadação, retorno de investimento real de verbas, redução de custo com pessoal extra contratado, aumento de eficiência no atendimento agilizando o aumento da receita, localização e gerenciamento do espectro de informações disponível, compreensão da sequência de atividades envolvidas na prefeitura: estas são algumas das razões pelas quais as prefeituras necessitam promover um Programa de Modernização Administrativo.

A Ícone desenvolveu, em conjunto com seus parceiros, um conjunto de soluções que permite às prefeituras atingir as metas apresentadas de modo eficiente e com ótima relação custo benefício.

Aumentos de arrecadação de 20 a 70% pela implantação destas soluções, dependendo do nível atual de desatualização do sistema de informações da prefeitura.

Os projetos se pagam pelo aumento de receita e redução de custos operacionais com retorno de investimento normalmente no primeiro ano da implantação.

 

Aumento de receita e redução de custos

O Aumento Arrecadação e Redução de Custos podem ser obtidos a partir de:

arrowIdentificação de novas edificações não cadastradas bem como alterações de obras anteriores, incrementando os valores de IPTU arrecadados;

arrowEquilíbrio de registros entre o cadastro imobiliário e o sistema de IPTU;

arrowRegistro das empresas em funcionamento e sem alvará, aumento receita de ISS;

arrowCriação e gerenciamento dos procedimentos de cadastro e fiscalização, permitindo gerenciar sob demanda número maior de fiscais e pessoas em trabalho de levantamento por períodos menores de tempo;

arrowAutomação de processos e procedimentos, permitindo incremento na produtividade da equipe, necessitando de menor quantidade de recursos para execução da tarefas;

arrowCriação de diretriz única de informações de documentos, processos, desenhos, e-mails, etc., permitindo redução drástica de custos em armazenagem e perda de tempo na localização de informações e processos;

  

Aprovação de Projetos de Obras

Sistema de ECM (Enterprise Content Management) para a análise de projetos arquitetônicos e a emissão de documentos, como licenças e alvarás, em meio digital.

Com este sistema, a administração estará totalmente informatizada para cadastro de edificações e aprovação de projetos arquitetônicos. Os processos tramitam em meio eletrônico e o requerente poderá acompanhar, do computador de sua casa ou do escritório, todas as etapas da tramitação, desde o protocolo até a emissão de alvarás e certidões ou o arquivamento.

 

Benefícios

Este sistema suporta a digitalização de todos os projetos aprovados da cidade – entre edificações, loteamentos e planos de urbanização.

O sistema resguarda o acervo de projetos aprovados, facilita e agiliza a aprovação das edificações, aumentara segurança sobre as informações e cálculos de áreas, permiti o acompanhamento dos processos e gera um banco de dados, que fornece informações sobre o crescimento da cidade e subsidia as tomadas de decisões.

A Análise e Modelagem de Processos pode ser feita usando uma ampla gama de recursos e metodologias, mas em essência, permite uma visão clara das atividades envolvidas e como executá-las, sendo uma importante ferramenta de apoio à gestão sob qualquer ótica. Mesmo que sua administração possua diferentes visões de gestão ( por produto, por competência, por departamento, por processo), a clareza do conhecimento gerado pelo conhecimento dos processos envolvidos é fundamental para as decisões a serem tomadas e as melhorias a serem implementadas.

 

 

Cadastro Imobiliário

Todos os BCI's (BOLETIM CADASTRO IMOBILIÁRIO) e demais documentos correlatos são digitalizados e  pesquisados para visualização, leitura e impressão, acondicionando os originais em locais apropriados a este tipo de armazenamento.

Deste modo temos rapidez na localização de um BCI ou BIC a partir de qualquer computador ligado à rede, inclusive pela Internet, se desejado.

Se sua prefeitura já possui um sistema informatizado de IPTU, ao clicar no mesmo, a imagem do BCI é exibida imediatamente. Tudo isso sem a necessidade de alteração de nenhum sistema.

 

 

Gestão de Conteúdo (ECM) para prefeituras

Face a enorme quantidade de conteúdo disponível e o número cada vez maior de necessidades de informação, a Ícone projeta  estruturas que permitem gerenciamento integrado de documentos e processos independente de fonte: e-mails, papéis, faxes, relatórios, fotos, desenhos, sons, vídeos e outros, além de permitir que estas informações integrem o seu ambiente de negócios. 

·         Projeto de soluções integradas de conteúdos não estruturados.

·         Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

·         Análise e modelagem de processos de negócios

·         Implantação.

·         Fornecimento de software.

·         Consultoria.

·         Cursos.

·         Digitalização e indexação de documentos.